Cinta pós-parto: usar ou não, eis a questão

Cinta pós-parto: usar ou não, eis a questão

"Use cinta para a barriga não ficar mole e voltar ao lugar mais rápido". Quem nunca ouviu?

No entanto, a verdade é que a cinta atrapalha o processo de recuperação. A musculatura abdominal deve trabalhar de forma ATIVA para que recupere seu aspecto e função. Nosso corpo é inteligente e procura economizar energia. Se ele percebe que tem algo (cinta) fazendo o papel da musculatura abdominal, por que vai gastar ativando os músculos? Com isso, a mulher pode até se sentir mais "esbelta" e firme usando a cinta, mas na verdade, a barriga vai ficando cada vez mais fraca e flácida.

O ideal para ajudar na sensação de que está "tudo solto na barriga" após o parto, é usar calcinhas mais altas e de leve compressão. Isso vai ajudar a sentir mais segurança e também não vai atrapalhar o trabalho dos músculos. Lembrando que o papel da musculatura abdominal vai muito além da aparência estética e o uso da cinta pode desencadear problemas como dores na lombar e incontinência urinária (perda de xixi). Então, meninas, o ideal mesmo é não fazer o uso da cinta.

Agende sua consulta

    Sobre

    Dra Andressa Soares
    Fisioterapeuta Andressa Soares - Fortaleza - Ce

    Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Ceará.

    Especialista em Saúde da Mulher e da Criança pela Residência Integrada Multiprofissional da Universidade Federal do Ceará - Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

    Mestranda em Saúde da Mulher e da Criança na Linha de Pesquisa em Atenção à Saúde Materna e Perinatal pela Universidade Federal do Ceará.

    Locais de atendimento

    Medical Center
    Rua Coronel Linhares, 950 - Sala 403 (Anexo à Gastroclínica)
    Clínica Salvata
    R. Monsenhor Bruno, 1153 (Scopa Platinum Corporate)
    icone do whasapp Agende sua consulta