Quando a gestante pode iniciar a Fisioterapia?
O acompanhamento fisioterapêutico na gestação pode ser iniciado com 12 semanas gestacionais, após liberação médica.
Na primeira consulta é realizada uma avaliação para verificar possíveis queixas (como perda urinária e dores) e os objetivos do acompanhamento, definindo assim a frequência de atendimentos.
Se não houver queixas, os atendimentos são geralmente mensais no início, passando depois a serem quinzenais, todos com tarefas de casa: exercícios e orientações específicas. Independente do tipo de parto desejado, é muito importante prevenir dores comuns na gravidez, manter a função do assoalho pélvico e estabilizar a diástase.
No caso das mulheres que optam pelo parto vaginal, os atendimentos no último trimestre são mais frequentes e também voltados para preparação perineal, padrão respiratório, treino do período expulsivo, exercícios e posturas que podem ser adotados no dia do parto.
Acima de tudo, a Fisioterapia objetiva manter a funcionalidade e o bem estar da gestante nesse período tão especial e contribuir para uma melhor recuperação pós-parto.
Agende sua consulta
Posts relacionados
Sobre
Dra Andressa Soares
Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal do Ceará.
Especialista em Saúde da Mulher e da Criança pela Residência Integrada Multiprofissional da Universidade Federal do Ceará - Maternidade Escola Assis Chateaubriand.
Mestranda em Saúde da Mulher e da Criança na Linha de Pesquisa em Atenção à Saúde Materna e Perinatal pela Universidade Federal do Ceará.